• Marcela Fernandes

Entenda como o uso de dados pode revolucionar a análise antitruste

A Competition Eye Initiative quer trazer mais agilidade, objetividade e confiabilidade para a prática do antitruste no Brasil. Reunimos dados para difundir informação.



O ponto de partida de qualquer análise antitruste são os comandos legais contidos na Lei de Defesa da Concorrência e nas demais normas de natureza penal e civil que cuidam do tema. Além disso, como nem tudo é “preto no branco” nas diretrizes de uma lei concorrencial, as fronteiras entre o que é e não é permitido fazer precisam ser extraídas também de critérios interpretativos contidos na jurisprudência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e do Judiciário.


No entanto, quem atua na área sabe que a pesquisa jurisprudencial em matéria antitruste no Brasil não é de acesso simples, as decisões são muitas vezes casuísticas e as informações sobre o contexto econômico em que a empresa se encontra nem sempre estão facilmente disponíveis ex ante para se fazer uma avaliação conjugada.


Essas dificuldades acabam gerando uma grande insegurança jurídica para que as empresas avaliem seus investimentos e também para que os profissionais da área orientem melhor seus clientes. Esse cenário de caos informacional também impacta as próprias autoridades públicas, que dispõe de menos informação reunida de forma simples e rápida para embasar suas decisões.


Mas seria possível mudar esse cenário?


C.Eye buscou trazer novas tecnologias em big data e analytics para conferir mais objetividade e fundamentação à análise antitruste


A Competition Eye Initiative foi fundada com o intuito de trazer algumas soluções das novas tecnologias digitais para a análise antitruste. Aliando técnicas de webscrapping, machine learning e legal and economic analytics, estruturamos e cruzamos mais de 20 anos de jurisprudência do Cade, jurisprudência antitruste internacional e dados de atividade econômica e empresarial no Brasil.


Isso permitiu a criação de uma série de filtros e indicadores que possibilitam um acesso rápido e detalhado às métricas antitruste tradicionais, tais como mercados relevantes, riscos e mitigantes para aprovação de concentrações, espécies de conduta e processos, tipos de decisão, autoridade relatora, e muito mais. Tudo isso combinado, ainda, com parâmetros adicionais de análise, tais como índices de preços, níveis de concentração e tendências internacionais.


Muito mais agilidade, objetividade e confiabilidade para a sua análise antitruste disponível em aplicativos de dados de fácil acesso


A missão da C.Eye é contribuir para o aprimoramento da prática antitruste no Brasil oferecendo novas ferramentas de análise. Nosso propósito é reunir dados para difundir informações, revolucionando a forma de fazer análise antitruste.


Junte-se à C.Eye Initiative e participe dessa revolução digital do antitruste. Quer saber mais? Entre em contato conosco! Nossa equipe terá prazer em atendê-lo!


#competitioneyeinitiative #deolhonaconcorrência #revoluçãodigitalantitruste

Tel: 11 3065 0900

Rua Fradique Coutinho, 212, 2º andar

Pinheiros, São Paulo